terça-feira, 17 de maio de 2011

O QUE DEUS TEM NOS PEDIDO?

Em II Reis 5 lemos a história de Naamã, chefe do exército do Rei da Síria. Homem importante e respeitado em sua terra, mas encontrava-se leproso.
Temos lições a aprender nessa linda passagem bíblica.
Podemos perceber que Deus usa situações aparentemente contrárias a favor do Seu Reino.
Na casa de Naamã, encontrava-se uma menina de Israel como escrava. Essa aparentemente insignificante pessoa (apenas uma garota longe de seu lar) foi usada por Deus para levar salvação à casa de Naamã (salvação física de suas dores e espiritual, ao reconhecer e adorar ao Senhor de Israel como único e verdadeiro DEUS).
Mas, o que me chamou a atenção em minha leitura recente foi a postura de Naamã e de seus dois servos, ao receber as orentações do profeta Eliseu.
Naamã, homem poderoso, acostumado a coisas grandes, líder do exército Sírio, cercado por servos e de ostentações, achou simples demais o que o profeta o recomendou que fizesse.
Havendo rios tão importantes em sua terra (Abana e Farpar), por que Naamã precisava mergulhar-se diversas vezes no rio Jordão???
Sentiu-se indignado. Sentiu-se insultado e enganado. Provavelmente pensou que o profeta queria zombar dele, aproveitando-se de sua frágil situação e vulnerabilidade.

Por pouco não perde sua bênção...

No entanto, havia ao lado de Naamã seus servos. Pessoas que assistiam ao poderoso Naamã e o serviam. Pessoas mais simples, pessoas cujos corações ainda não haviam sido contaminados pela arrogância, mas que ainda acreditavam nas coisas simples.

Esses servos aconselharam a Naamã: "Se o profeta lhe pedisse alguma grande coisa, não a farias? Quanto mais dizendo-te: lava-te e serás purificado?" (II Reis 5: 13)

Me atenho aí.

Será que não complicamos as coisas?
Será que o que Deus nos pede é simples demais para ser verdade?
Por que, às vezes, a solução de um problema nos parece tão dfícil?
O que representavam aqueles 7 mergulhos no rio Jordão?

Naamã precisava esquecer-se um pouco de quem ele representava e precisava enxergar-se como realmente era, em sua fragilidade física: um homem completamente dependente do agir de Deus.
Naamã precisava acatar a orientação de Deus, mesmo que essa parecesse a ele absurda.
Naamã precisava reconhecer que o Deus de Israel é ÚNICO e REAL. E mais, que o Deus de Israel aceita a TODOS quantos se entregam a Ele com o mesmo amor que dá a filhos legítimos.

Naamã era sírio. Mas honrou o Deus de Israel tornando-O também seu próprio Deus. (II Reis 5:17)

PAI, TE GLORIFICO POR SEU AMOR E MISERICÓRDIA PARA COM TODOS QUE DE TI SE APROXIMAM. RECONHEÇO QUE, MUITAS VEZES, COMPLICAMOS TUDO; NOS PERDOA POR ISSO.
RECONHEÇO MINHA INTEIRA DEPENDÊNCIA DE TI. AJUDA-ME A OUVI-LO. AJUDA-ME A ACATAR SUAS ORIETAÇÕES.
QUE A TUA VONTADE ESTEJA EM 1º LUGAR NA VIDA DE CADA UM QUE TE AMA. ABRE NOSSOS OUVIDOS E NOSSO ENTENDIMENTO. FALA COM TUA SIMPLICIDADE QUE TRAZ AQUELA PAZ QUE EXCEDE O ENTENDIMENTO.
POR JESUS TE RENDEMOS GRATIDÃO E POR ELE TE PEDIMOS.

As orientações de Deus são simples. Que não percamos nossas bênçãos, mas confiemos no Deus de nossa salvação em qualquer circunstância.

































Um comentário:

  1. Belas palavras Simone.

    Deus se preocupa com o simples, o principal, e nós complicamos com o secundário. Desejo pronta recuperação do senhor seu pai. Do amigo da Pastoral da Saúde, João Paulo Naves Fernandes.

    Seu pai me deixou esta palavra de Jesus ontem: "Lázaro, vem para fora"

    Que saibamos sair das mortes que nos impedem de ter a vida de Cristo Jesus, e servir o irmão necessitado.

    ResponderExcluir